O que você é?


Hoje foi mais um dia daqueles em que você acorda disposto a mudar o mundo, fazer por onde e fazer acontecer. Aqueles dias em que quase nada te incomoda. Eis que em minha leitura matinal, conheci um personagem. Talvez o grande personagem da minha vida. Há muito a saber sobre ele, como em um primeiro encontro, o amor a primeira vista tem suas reservas. Mas coerentemente percebi sua ligação com meus ideais e meu estilo de vida (ainda em construção e adaptação).


Seu nome: Jayme Ovalle. Mais que um compositor, que um poeta. Ele é a grande inspiração das rodas e dos sarais, pré- copacabana. Ganhou este mês uma notória matéria na revista bravo!, onde interagi com a figura pela primeira vez. Nada tem de muito famoso em sua obra, mas há obras que sem ele, nunca existiriam. Foi desenhado por Portinari e Di Cavalcanti. Foi escrito e descrito por Bandeira, Schimidt e Drummond e foi a alma de personagem de Sabino.


Bom, mas o fato que mais me chamou a atenção e que relevantemente trago para o fundo do mar são as suas delicadas e específicas categorias, para designar o ser humano. Eram cinco: Os "Dantas"(os puros de coração, os bem intencionados) , os "Parás"(os que buscam o sucesso), os Mozarlescos" (os românticos), os "Onésimos" (os sarcásticos e extremamente críticos, os esfriadores de ambiente!) e os "Kernianos"(os estourados). De cara (sem muita pretenção) me achei um "Danta". Em tão poucos ajustes, eis que ai estamos, todos nós. Ou seriam todos nós, suas categorias? O que você é? Eu, ainda fico como Danta, sem enganos prévios. Sâo caractéristicas-alma. Aquelas que você não apenas sente, mas vive, cospe, e engole seco. É uma boa "velha" nova forma de brincar com sua cabeça e seu orgulho...

Um comentário:

Fernanda Fernandes Fontes disse...

Oi João! O Samuel da sua sala me passou seu blog...adorei! Adoro blog´s e pode ter a certeza de que sempre estarei por aqui...

Sobre o post...uh...não sei, acho que talvez eu seja a mistura de dois ou três designações descritas por Jayme Ovalle (que aliás ainda não conheço, mas terei o prazer de conhecer, já que acabo de ser apresentada)...

Quando der, passa lá para vc conhecer tb:
http://degustacaoliteraria.blogspot.com/

Trabalhamos juntos no SuperMinas, lembra?

Bjs!